Tradições populares para o réveillon

2021 está chegando ao fim e, para celebrar o novo ano que está chegando, separamos algumas das tradições mais conhecidas e realizadas pelo povo brasileiro.

Pular sete ondas
Uma das mais populares no Brasil, a origem da tradição de pular sete ondas vem das culturas africanas. Para realizar a simpatia, a pessoa deve pular sete ondas e, a cada vez, fazer algum agradecimento ou pedido para o ano seguinte.

Oferendas a Iemanjá
Iemanjá é considerada pelas religiões de matriz africana uma entidade protetora das águas. Por isso, nas cidades litorâneas, existe o costume de presenteá-la para pedir proteção e paz no ano seguinte. As oferendas costumam ser itens de beleza, como espelhos e colares, mas também é bastante popular o envio de rosas brancas como presente.

Comer lentilha
Alimento popular nas ceias de réveillon, acredita-se que o consumo de lentilha na virada do ano pode trazer sorte e boas energias. Porém, esse tradicional ritual possui algumas regras: a pessoa deve subir em um lugar alto (cadeira, mesa ou degrau da escada) e comer sete garfadas de lentilha.  

Usar roupas brancas
Na cultura ocidental o branco simboliza a paz e é uma cor bastante utilizada em rituais que envolvem momentos de transição e espiritualidade. No Brasil, o hábito de usar roupas brancas foi difundido por praticantes do Candomblé e é uma forma de buscar purificação e proteção para o ano seguinte.

Lingerie colorida
Se a tradição de ano novo é usar trajes brancos, para as “roupas de baixo” a regra é bem diferente. Cada cor de peça íntima possui um significado para o ano novo e representa diferentes pedidos. O branco atrai paz, o rosa traz amor, o amarelo atrai riqueza, o verde fomenta a esperança e o azul traz boas energias e prosperidade.

Comer romã
As simpatias com semente de romã são realizadas para atrair prosperidade e fartura. Normalmente, o ritual acontece da seguinte maneira: se deve comer apenas a polpa do romã, que envolve as sementes, mas não mastigar as sementes nem engoli-las. Após isso, você deve guardar sete sementes embrulhadas em um papel até o Dia de Reis (6 de janeiro), quando deve colocá-las na carteira para atrair dinheiro.

Comer uvas
A tradição de comer doze uvas tem origem na Espanha. A simpatia mais comum funciona da seguinte maneira: deve-se ingerir as uvas a cada badalada do relógio, uma por vez, fazendo sempre um pedido. Não dá tempo de engolir as uvas entre uma badalada e outra, então a pessoa fica com a boca cheia de uvas. Muito cuidado para não engasgar. Cada uva representa um mês. Dessa forma, você irá atrair boas energias para o ano que começará.

Brindar com champanhe
Bebida sempre presente em jantares nobres, o champanhe lembra celebração e riqueza. Os supersticiosos costumam fazer um brinde e beber uma taça de champanhe logo no primeiro minuto do novo ano, como forma de celebrar o ano que se inicia e atrair prosperidade financeira.

FONTE: Brasil de Fato

dezembro 27, 2021 6:42 pm

628 Total de visualização 0 hoje